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segunda-feira, 20 de maio de 2013

História do Pensamento Administrativo - Novos estudos sobre excelência empresarial



Excelência Empresarial

- Estudo sobre a busca da excelência organizacional, de Thomas Peters e Robert Waterman Jr:

Pesquisaram 62 empresas e observaram que as empresas combinavam e tratavam como interdependentes as seguintes variáveis:
A Estrutura dos 7/S:
Estrutura                                 (Structure)
Estratégia                                (Strategy)
Pessoal/assessoria                   (Staff)
Estilo administrativo;              (Style)
Sistemas e procedimentos       (Systems)
Valores comuns                      (Shared Values)
Habilidades                             (Skills)

O sucesso dessas empresas baseava-se na combinação perfeita e na integração de todas essas variáveis, tendo em vista o alcance dos objetivos pretendidos → apresentavam boa estrutura, estratégias bem formuladas e implementadas, sistemas e procedimentos eficientes, alta direção competente e pessoal técnico de alto nível, dotados de habilidades especiais, uma cultura inovadora com valores e princípios compartilhados por todos e um estilo de gerência participativo.

- Após a análise das características das empresas pesquisadas, definiram os seguintes atributos das empresas de alto padrão:

  • ·         disposição para agir (fazer as coisas acontecerem);
  • ·         atender as necessidades e desejos dos clientes (relacionar-se bem e aprender com eles);
  • ·         autonomia e iniciativa (líderes transformadores e equipes que desenvolvem projetos inovadores);
  • ·         produtividade (por meio de funcionários competentes e equipes produtivas e motivadas);
  • ·         foco no resultado, alto comprometimento (cultura gerencial que estimula a busca da excelência);
  • ·         ênfase nas competências-chave da empresa; estruturas enxutas, modelos de organização simples e corpo gerencial reduzido;
  • ·         combinação de centralização e descentralização, sistemas operacionais eficientes.

- Segundo Tom Peters, 

               As empresas devem aprender a lidar com o caos que existe no mundo: Concorrência, desemprego, nichos de mercado, altos investimentos, integrações, etc... e para sobreviver nesse caos, propõe uma revolução gerencial.

- Revolução Gerencial Tompetersniana: Para sobreviver ao caos, as empresas devem se concentrar em:
foco no cliente (se especializar na diferenciação de produtos, oferta de produtos de qualidade, novas formas de relacionamento);
inovação (desenvolvimento de produtos, incentivo à inovação, estabelecer metas de inovação e desenvolvimento);
gestão flexível de pessoas (envolvimento de todos, recrutamento, treinamento, plano de incentivos, estrutura simples e desburocratizada, garantia de emprego);
gestão de mudanças (desenvolvimento de visão inovadora);
liderança (liderança transformadora, delegação);
desenvolvimento de sistemas (sistemas de mensuração e controle, descentralização das informações, da autoridade e do planejamento estratégico).

- Tom Peters pregava que a qualidade e a reengenharia (automatização de processos) já não eram suficientes para promover a transformação da empresa na velocidade necessária, e que para sobreviver, elas deveriam ser reinventadas, inovadas, devem vender uma imagem.

- Conceito de “Marca Você”, de Tom Peters:
Já que as empresas não mais garantem o emprego, o funcionário não deve entregar sua carreira a elas, eles devem ser responsáveis por seus próprios caminhos.

- Handy:

Prega que as pessoas devem buscar uma nova carreira

- Teoria dos 3 Is: Os três ingredientes de uma empresa de sucesso que constituem a base da excelência empresarial: informação, inteligência e ideias.  Para ele, uma empresa de alto padrão é aquela que sabe gerenciar suas informações, promove a inteligência corporativa (inovações constantes) e fomenta ideias que se materializam em estratégias revolucionárias, produtos e serviços inovadores.

- Teoria da Liderança como fator de excelência empresarial, de Jim Collins:

A liderança é um fator chave para o sucesso da empresa.  Classificou os líderes empresariais em cinco níveis:
Nível 1 – indivíduo altamente capaz (contribui individualmente, por meio de seu talento);
Nível 2 – membro da equipe que contribui (contribui com sua capacidade individual para que o grupo cresça e alcance seus objetivos);
Nível 3 – gerente competente (organiza pessoas e recursos para que os resultados sejam atingidos);
Nível 4 – líder eficiente (demonstra alto grau de comprometimento, tem visão inovadora e estimula seus funcionários a produzirem);
Nível 5 – líder excelente (constrói excelência por meio da humildade pessoal e determinação profissional, contribui de maneira constante para a evolução da empresa). 

E diz que o tipo de líder que é responsável por conduzir a empresa para o novo patamar de excelência é o líder nível 5.  Suas principais características são: humildade, ambição, não para ele, mas para a empresa; submete-se a uma causa maior; obtém resultados excelentes; prioriza o crescimento da empresa; possui conhecimento chave; busca alcançar metas coletivas, desenvolve trabalhos em equipe, sabe organizar as pessoas e administrar os recursos de forma eficiente; estimula o desempenho, sabe escolher seu sucessor e assume responsabilidade pelos resultados desfavoráveis.

- Teoria dos atributos diferenciais das empresas feitas para vencer e durar, de Jim Collins e Jerry Porras:

Analisaram 18 empresas que apresentaram desempenho excelente por pelo menos cinco décadas, e chegaram à conclusão que essas empresas foram direcionadas, desde a criação, para um propósito que ia além do desejo de lucro, e que e refletia em seus valores centrais.  Analisaram também empresas que depois de anos deram um salto no desempenho e tornaram-se bem sucedidos, e chegaram a conclusão que o crescimento da empresa depende do tipo de líderes que o dirige, de suas culturas organizacionais e das estratégias sobre o desempenho da tecnologia.

- Teoria de transformação de Land, de George Land:

Para que uma empresa se mantenha viva, deve evoluir continuamente para níveis mais altos de complexidade, integração e interdependência.

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