Excelência
Empresarial
- Estudo sobre a busca da excelência organizacional, de Thomas Peters e Robert Waterman Jr:
Pesquisaram 62 empresas e observaram que as
empresas combinavam e tratavam como interdependentes as seguintes variáveis:
A Estrutura dos 7/S:
Estrutura (Structure)
Estratégia (Strategy)
Pessoal/assessoria (Staff)
Estilo administrativo; (Style)
Sistemas e procedimentos (Systems)
Valores comuns (Shared Values)
Habilidades (Skills)
O sucesso dessas
empresas baseava-se na combinação perfeita e na integração de todas essas
variáveis, tendo em vista o alcance dos objetivos pretendidos → apresentavam
boa estrutura, estratégias bem formuladas e implementadas, sistemas e
procedimentos eficientes, alta direção competente e pessoal técnico de alto
nível, dotados de habilidades especiais, uma cultura inovadora com valores e
princípios compartilhados por todos e um estilo de gerência participativo.
- Após a análise das características das empresas pesquisadas, definiram os seguintes atributos das empresas de alto padrão:
- · disposição para agir (fazer as coisas acontecerem);
- · atender as necessidades e desejos dos clientes (relacionar-se bem e aprender com eles);
- · autonomia e iniciativa (líderes transformadores e equipes que desenvolvem projetos inovadores);
- · produtividade (por meio de funcionários competentes e equipes produtivas e motivadas);
- · foco no resultado, alto comprometimento (cultura gerencial que estimula a busca da excelência);
- · ênfase nas competências-chave da empresa; estruturas enxutas, modelos de organização simples e corpo gerencial reduzido;
- · combinação de centralização e descentralização, sistemas operacionais eficientes.
- Segundo Tom Peters,
As empresas devem aprender a lidar
com o caos que existe no mundo: Concorrência, desemprego, nichos
de mercado, altos investimentos, integrações, etc... e para
sobreviver nesse caos, propõe uma revolução gerencial.
- Revolução Gerencial Tompetersniana: Para sobreviver ao
caos, as empresas devem se concentrar em:
foco no cliente (se especializar na
diferenciação de produtos, oferta de produtos de qualidade, novas formas de
relacionamento);
inovação (desenvolvimento de produtos,
incentivo à inovação, estabelecer metas de inovação e desenvolvimento);
gestão flexível de pessoas (envolvimento de
todos, recrutamento, treinamento, plano de incentivos, estrutura simples e
desburocratizada, garantia de emprego);
gestão de mudanças (desenvolvimento de
visão inovadora);
liderança (liderança transformadora,
delegação);
desenvolvimento de sistemas (sistemas de
mensuração e controle, descentralização das informações, da autoridade e do
planejamento estratégico).
- Tom
Peters
pregava que a qualidade e a reengenharia (automatização de processos) já
não eram suficientes para promover a transformação da empresa na velocidade
necessária, e que para sobreviver, elas deveriam ser reinventadas,
inovadas, devem vender uma imagem.
-
Conceito de “Marca Você”, de Tom Peters:
Já que as empresas
não mais garantem o emprego, o funcionário não deve entregar sua carreira a
elas, eles devem ser responsáveis por seus próprios caminhos.
- Handy:
Prega que as pessoas devem buscar uma nova
carreira
-
Teoria dos 3 Is: Os três
ingredientes de uma empresa de sucesso que constituem a base da excelência
empresarial: informação, inteligência e ideias. Para ele, uma empresa de alto padrão é aquela
que sabe gerenciar suas informações, promove a inteligência corporativa (inovações
constantes) e fomenta ideias que se materializam em estratégias
revolucionárias, produtos e serviços inovadores.
- Teoria da Liderança como fator de excelência empresarial, de Jim Collins:
A liderança é um fator chave para o
sucesso da empresa. Classificou os líderes empresariais em cinco níveis:
Nível 1 – indivíduo altamente capaz (contribui
individualmente, por meio de seu talento);
Nível 2 – membro da equipe que contribui (contribui com sua
capacidade individual para que o grupo cresça e alcance seus objetivos);
Nível 3 – gerente competente (organiza pessoas e
recursos para que os resultados sejam atingidos);
Nível 4 – líder eficiente (demonstra alto grau
de comprometimento, tem visão inovadora e estimula seus funcionários a
produzirem);
Nível 5 – líder excelente (constrói excelência
por meio da humildade pessoal e determinação profissional, contribui de maneira
constante para a evolução da empresa).
E diz que o tipo de líder que é
responsável por conduzir a empresa para o novo patamar de excelência é o líder
nível 5. Suas principais
características são: humildade, ambição, não para ele, mas para a empresa;
submete-se a uma causa maior; obtém resultados excelentes; prioriza o
crescimento da empresa; possui conhecimento chave; busca alcançar metas
coletivas, desenvolve trabalhos em equipe, sabe organizar as pessoas e
administrar os recursos de forma eficiente; estimula o desempenho, sabe
escolher seu sucessor e assume responsabilidade pelos resultados desfavoráveis.
- Teoria dos atributos diferenciais das empresas feitas para vencer e durar, de Jim Collins e Jerry Porras:
Analisaram 18 empresas que apresentaram
desempenho excelente por pelo menos cinco décadas, e chegaram à conclusão que
essas empresas foram direcionadas, desde a criação, para um propósito que ia
além do desejo de lucro, e que e refletia em seus valores centrais. Analisaram também empresas que depois de anos
deram um salto no desempenho e tornaram-se bem sucedidos, e chegaram a
conclusão que o crescimento da empresa depende do tipo de líderes que o dirige,
de suas culturas organizacionais e das estratégias sobre o desempenho da
tecnologia.
- Teoria de transformação de Land, de George Land:
Para que uma empresa se mantenha viva, deve
evoluir continuamente para níveis mais altos de complexidade, integração e
interdependência.
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