Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Análise Macroeconômica - Medindo as atividades econômicas



- PIB: estimativa do valor de tudo que foi produzido por um país em determinado período.  É calculado com base nos preços de mercado, e leva em conta apenas os bens e serviços finais (não leva em conta os que já estão incluídos no produto, como matéria prima, senão seriam contabilizados de forma duplicada).  É a soma de tudo que foi produzido no país, e também a renda total grada no processo da produção.  ---(o valor da renda é exatamente igual  ao valor do produto)

- A elevação dos preços afeta o valor do PIB, mesmo que a quantidade produzida permaneça a mesma de um ano para o outro.

- PIB Nominal: representa o PIB a preços correntes, baseado nos preços praticados pelo mercado (quantidade atual X preço atual).  Capta tanto o crescimento do volume da produção quanto a variação de seus preços.

- PIB Real: representa o PIB em termos de preços constantes, a partir de um ano considerado como referência (quantidade atual X preço ano referência).  Calcula o crescimento econômico, a partir do aumento ou da diminuição do nível real de produção de um país.

- Se o PIB aumentou de um ano para o outro, ou a quantidade produzida aumentou, ou os produtos sofreram aumento de preços.

- Deflator do PIB: índice que diz que parte do aumento do PIB nominal cabe ao crescimento dos preços, para calcular a elevação média do nível de preço final de um ano para o outro.  Faz referência ao crescimento médio dos preços da economia.  É a razão entre o PIB nominal e o PIB real, que avalia o crescimento médio de preços de um período.

- Deflator do PIB = (PIB Nominal / PIB real ) X 100

- PNB; é a soma de tudo que é produzido aqui e que fica aqui.

- A diferença entre PIB e PNB é a renda líquida enviada ao exterior.

- PIB negativo: PIB real de um ano é menor que a do ano anterior, houve recessão, a atividade econômica diminuiu entre um ano e outro.

- O que o PIB não mede:  a economia informal.

- Renda per Capita (PIB per capita): é a quantia em reais que cada habitante receberia caso o PIB fosse dividido entre toda a população.

- O PIB pode ser medido de duas formas: somando as rendas pagas pelas empresas dentro da produção ou pelo total dos gastos dos consumidores no mercado de bens e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário