Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Análise Macroeconômica - Setor externo: o balanço de pagamentos



- Cálculo das transações comerciais e transações financeiras realizadas entre o país e o stor externo (balançod e pagamento)
Contas utilizadas para compensar o resultado obtido da soma dos 2 tipos de transação

- As transações comerciais e financeiras realizadas entre residentes e não-residentes de um país são realizadas com uma moeda de aceitação internacional (dólar), e para isso, esses países precisam captar essa moeda.

- Caso o país não tenha dólar para satisfazer os importadores, o crescimento pode parar.  É necessário que o país apresente métodos capazes de mensurar as suas transações comerciais e financeiras com o resto do mundo.

- Existe a necessidade de contabilizar as transações internacionais de um país.  Essa contabilização é feita através do balanço de pagamento do país.

- Balanço de pagamento é o método de contabilização das transações financeiras e comerciais realizadas por residentes e não-residentes de um país em um determinado período de tempo.

- Dois tipos de transações que um país realiza com o restante do mundo: transações realizadas de forma autônoma pelos residentes e não-residentes do país, e transações realizadas para compensar o saldo obtido nas transações autônomas (transações compensatórias).

- Tipos de transações entre residentes e não-residentes de um país: transações autônomas e transações compensatórias.
- Tipos de transações autônomas realizadas entre residente e não-residentes de um país: transações comerciais ou transações financeiras
- Tipo de transações autônomas realizadas que são contabilizadas no balanço de pagamento: transações comerciais (transações com bens e serviços) e transações financeiras (transações com direitos e obrigações).
- Transações Comerciais ou Transações de bens e serviços: Contabilizadas na conta “transações Correntes”.
- Transações Financeiras ou Transações de obrigações e direitos: Contabilizadas na conta “Movimento de Capitais Autônomos”.
- Conta “Transações Correntes”: Conta do balanço de pagamentos que contabiliza todas as transações de bens e serviços realizadas entre residentes e não-residentes de um país.
- Conta Transações Correntes: Subdividida em Balança Comercial; Balança de Serviços e Transferências Unilaterais

- Balança comercial: Conta usada para transações que envolvem a compra e venda de bens, ou seja, importação (-) ou exportação (+) de bens.  Esses valores são contabilizados líquidos, ou seja, sem valor de frete, seguro, etc...

- Total da Balança Comercial: Se o total de entrada de dólares (exportação) for maior que o de saída de dólares (importação), o país está com superávit na balança comercial,  Se o total de entrada de dólares (exportação) for menor que o total de saída de dólares (importação), o país está com déficit na balança comercial. 

- Balança de Serviços: Conta usada para contabilizar transações de serviços.   É dividida em: Transportes: fretes, seguros, etc; Turismo e viagens Internacionais; Renda de Capital: lucros e juros; Serviços governamentais; e Outros Serviços.

- Transferências Unilaterais: Conta usada para transações que não têm nenhuma contrapartida de bens ou serviços nem são trocas de obrigações e direitos, mas representam entrada e saída de moeda estrangeira.  Exemplo: transferência de dinheiro ou doações.

- Saldo da Conta “Transações Correntes”: é a soma do saldo dos grupos Balança Comercial, Balança de Serviços e Transferências Unilaterais.  Se o resultado for negativo (déficit nas transações correntes), significa que o país envia mais dólar para o exterior do que recebe.  E se o sinal for positivo (superávit nas transações correntes), significa que o país recebe mais dólar do que envia para o exterior.

- Conta Movimento de Capitais Autônomos: usada para contabilizar o movimento de capitais entre os países. Exemplo: empréstimos e financiamentos, amortizações, investimento, reinvestimento e capitais de curto prazo.

- Conta erros e omissões: usada para contabilizar operações que, por algum motivo, deixou-se de contabilizar anteriormente, mas que há certeza de que foram realizadas.

- Saldo do Balanço de pagamento: Soma do saldo dos grupos Transações Correntes (Balança comercial, balança de serviços e transferências unilaterais); Movimento de capitais autônomos; e Erros e omissões.

- Saldo do balanço de pagamento: pode ser superavitário (quando está entrando mais dólar no país do que saindo), ou deficitário (quando está saindo mais dólar do país do que entrando).

- Mesmo o saldo do balanço de pagamento sendo superavitário, nada impede que as transações correntes estejam negativa e que o saldo positivo de dólar seja referente, por exemplo, ao capital de curto prazo.  E isso é ruim para o país, pois a conta transações correntes mostra o que de fato o país precisa para satisfazer as necessidades materiais dos seus residentes, e para financiar esses déficits, muitas vezes o governo prefere aumentar a taxa de juros.  A alta taxa de juros atrai capitais de curto prazo (geralmente especulativos) que faz obter superávit no saldo do balanço de pagamento, mas qualquer ameaça internacional pode fazer com que esse capital saia do país imediatamente, o que provoca déficits no saldo do balanço de pagamento novamente, e caso o país não tenha reservas suficientes, terá que tomar medidas, como a desvalorização da taxa de câmbio.

- Após o cálculo do fechamento do balanço de pagamento, o saldo deve ser lançado em uma conta de contrapartida, com sinal inverso, para que fique zerada.  Esse saldo é lançado na conta Movimento de Capitais Compensatórios. 

- A conta Movimento de Capitais Compensatórios é dividida em: Variações de reservas (onde se lança o saldo do balanço de pagamento, com sinal negativo); Operações de regularização  (usada quando o saldo da conta variações de reserva não der para cobrir a dívida, situação em que se deve pedir dinheiro emprestado ao FMI.  Esse tipo de empréstimo é lançado nessa conta) e atrasados comerciais (usada no caso do FMI não emprestar dinheiro para cobrir a divida, e o país decretar moratória).

- O Balanço de pagamento é dividido em transações autônomas e transações compensatórias.  As transações autônomas se dividem em transações correntes e o movimento de capitais autônomos.  As transações correntes se dividem em balança comercial (contabiliza as transações de mercadorias), balança de serviços (contabiliza as transações de serviços) e transações unilaterais.  A conta Movimento de Capitais Autônomos contabiliza as transações de obrigações e direitos realizadas entre residentes e não-residentes.

- O resultado da soma das transações correntes com o movimento de capitais autônomos é o saldo do balanço de pagamento.  Se esse saldo for positivo, o país está arrecadando mais dólar do que está enviando para o exterior, e se o saldo for negativo, o país está arrecadando menos dólar do que está enviando para o exterior.  Esses resultados são compensados na conta Movimento de Capitais Compensatórios.

A conta Movimento de Capitais Compensatórios registra os saldos obtidos no saldo do balanço de pagamento, para que este fique zerado.  Se o saldo for positivo, registra-se como Variações de Reservas Internacionais.  Se o saldo for negativo, registra-se nas Variações de Reservas e/ou Operações de Regularização (se pegar emprestado com o FMI) e/ou Atrasados Comerciais (se o FMI não emprestar o dinheiro e o país não conseguir cumprir seus compromissos, tendo que declarar moratória.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário