-
Responsabilidade Social corporativa (RSC):
Em algumas empresas restringe-se
a programas e projetos sociais voltados para a comunidade; outras empresas
focam problemas sociais e desenvolvem programas de combate à exclusão social,
redução local e do analfabetismo, combate á violência, redução de doenças, etc.
Outras empresas atuam ainda como verdadeiros agentes do desenvolvimento
regional, com ações geradores de empregos, cooperativismo e formação de grupos
de natureza sustentável.
- A RSC se relaciona com a ética
e a transparência na gestão dos negócios; e reflete em decisões que influenciam
a sociedade, o meio ambiente e o futuro da empresa.
- A empresa que se preocupa com o
bem estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e
comunidade em geral produz a riqueza voltando-se para a criação de valor para
todos os públicos com os quais se relaciona. Ao produzir a riqueza com a foco
na sustentabilidade, a empresa se compromete a exercer a responsabilidade
social.
- Diferença entre filantropia e
RSC:
Filantropia é a relação social da organização para
com a comunidade. É uma ação social isolada e trata de ação social externa da
empresa. Ex: Conselhos Comunitários, Organizações não- governamentais,
associações comunitárias, etc.
A RSC faz parte do planejamento estratégico da empresa,
trata diretamente dos negócios e de como ela os conduz. É instrumento de
gestão. Engloba preocupações com o público maior (acionistas, funcionários,
prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio
ambiente), cujas demandas e necessidades a empresa deve buscar entender e
incorporar os seus negócios.
- Primeiras instituições
promotoras das idéias praticas de RSC em nosso país:
GIFE, Abrinq e Instituto Ethos. O IBASE divulgou o
primeiro modelo de Balanço Social das empresas; e Herbert de Souza (Betinho)
teve grande contribuição com as suas campanhas contra a fome.
- Muitas empresas acham que desenvolver ou
financiar programas e projetos sociais é suficiente para exercerem a prática da
RS, mas a empresa verdadeiramente social é aquela que tem a prática da RS como
um de seus valores básicos, e tais valores são compreendidos e praticados por
todos os seus empregados e parceiros; e isso só se consegue por meio de ações
estratégicas de difusão da RS.
- Para Milton Friedman, a única
responsabilidade dos negócios é gerar LUCRO.
- Os antifriedmanianos pregam a RS, por meio
de doações, patrocínios e investimentos em ações sociais, com foco na busca de
soluções para os problemas sociais da comunidade, de forma a reforçar sua
imagem. Com boa imagem no mercado, a empresa fortalece sua posição
competitiva, melhora as relações com seus funcionários, clientes, fornecedores,
parceiros, governo e comunidade, e assim, obtém novos lucros em seus
negócios.
- O social e o ético também são lucrativos: uma
empresa que melhora as condições de trabalho (aumentando a produtividade),
valoriza os clientes, apóia a comunidade, preserva o meio ambiente, obtém
ganhos de imagem e ganhos financeiros, reduz os seus custos, o que contribui
para o aumento dos seus lucros.
- Benefícios que a empresa obtém
ao praticar a RSC:
Facilita o acesso ao capital dos investidores,
principalmente estrangeiros;
Reforça a visibilidade da marca e aumenta as
vendas,
Ajuda a gerenciar os riscos;
Facilita a tomada de decisões;
Motiva os empregados;
Fortalece os vínculos comerciais e sociais da
empresa;
Gera valor.
- Ação social:
É o conjunto de atividades que as empresas realizam
em benefício da comunidade externa (desde pequenas doações à pessoas até
projetos mais estruturados), como também benefícios não obrigatórios por lei
que destinam aos seus empregados e seus familiares.
As ações sociais de uma empresa podem ser
direcionadas para um ou mais campos de atuação:
* Reduzir os problemas sociais;
* Atuar como agente de evolução social e/ou
* Contribuir para o desenvolvimento econômico
sustentável.
- Instrumentos reguladores das
ações de RSC:
- O Pacto Global da ONU defende 10 princípios em
quatro áreas:
* Direitos Humanos (respeitar, proteger e impedir
violações dos Direitos Humanos);
* Direito do Trabalho (apoiar a liberdade de
associação no trabalho, abolir o trabalho forçado, abolir o trabalho infantil,
e eliminar a discriminação no ambiente de trabalho);
* Proteção Ambiental (apoiar uma abordagem
preventiva aos desafios ambientais, promover a responsabilidade ambiental,
encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente); e
* Corrupção (combates a corrupção em todas as suas
formas).
- A Norma SA8000 é um certificado com
objetivo de certificar as empresas que contam com seu sistema gerencial voltado
para projetos de RS. Estabelece um modelo de gestão da RSC relacionados ao: trabalho
infantil, trabalho forçado, saúde, segurança, liberdade de sindicalização,
direito de negociação coletiva, discriminação, práticas disciplinares, horas de
trabalho, remuneração.
- O Instituto Ethos atua apoiado nos
seguintes indicadores:
* Valores e transparência (formam a base da cultura
de uma empresa);
* Público interno (não se limita a respeitar a
legislação trabalhista, deve ir além e investir no desenvolvimento pessoal e
profissional de seus empregados);
* Meio ambiente (a empresa deve gerenciar suas
atividades de maneira a identificar os impactos que causa ao meio ambiente,
buscando minimizar os negativos e ampliar os positivos);
* Fornecedores (envolver-se com seus fornecedores e
parceiros, cumprindo os contratos estabelecidos e trabalhando pelo
aprimoramento de suas relações de parceria);
* Consumidores e clientes (exige da empresa o
investimento permanente no desenvolvimento de produtos confiáveis, minimizando
os riscos à saúde das pessoas em geral);
* Comunidade (a comunidade contribui decisivamente
para a viabilização dos negócios);
* Governo e sociedade (deve se relacionar de forma
ética e responsável com os poderes públicos, cumprindo as leis e visando a
melhoria das condições sociais e políticas do país).
A RSC pode ser voltada para diversos públicos
(empregados, comunidade, alunos, etc); ter vários objetivos (internos, com foco
no público interno; ou externos, com foco no público externo), incentivar o
voluntariado corporativo na empresa; ser centrado em vários problemas sociais,
formar uma rede social.
- Os principais modelos de gestão da RSC: Modelo de
Lipson; Modelo de Prakash Setti e Modelo de Davis.
- Modelo de Lipson: Para ele são os cinco
elementos que tornam a empresa socialmente responsável: Incorporação das metas
sociais ao processo anual de planejamento;
Busca de normas comparativas para programas
sociais;
Prestação de contas das atividades de RS da
empresa;
Uso de diferentes modelos e com objetivo de avaliar
o desempenho social da empresa; e
Avaliação dos custos das ações de RS, bem como o
retorno dos investimentos em programas e projetos sociais.
- Modelo de Davis (Keith Davis): Diz
que
A RS nasce do poder social (a empresa tem grande
influência e poder sobre temas sociais);
As empresas devem funcionar como um sistema aberto,
recebendo informações da sociedade e informando-a sobre suas ações (deve
interagir com a sociedade);
Os custos e benefícios sociais de uma atividade
devem fazer parte dos processos de decisões empresariais;
Os custos sociais das atividades devem ser
repassados aos consumidores;
As empresas, assim como os cidadãos, tem o
compromisso de se envolver com as questões sociais.
- Modelo de Prakash Setti: apresenta três
abordagens administrativas para cumprir as obrigações sociais:
Abordagem da obrigação social (as empresas têm
finalidades econômicas e devem cumprir apenas as obrigações sociais definidas
em lei);
Abordagem da responsabilidade social (as empresas
devem cumprir seus objetivos econômicos e sociais); e
Abordagem da resposta social (as empresas devem
cumprir suas obrigações econômicas e sociais e também prever problemas sociais
e contribuir para a busca de soluções para tais problemas, pois elas devem
atuar como agentes de desenvolvimento econômico e social da sociedade em que
atuam).
- Modelo dos 7 Vetores da
RSC:
Melo Neto e Froes definem 7 vetores da RSC:
1. Apoio ao desenvolvimento da sociedade em que
atua;
2. Preservação do meio ambiente;
3. Investimento no bem estar dos funcionários e
dependentes e em um ambiente de trabalho agradável;
4. Comunicação transparente;
5. Retorno dos acionistas;
6. Sinergia com os parceiros;
7. Satisfação dos clientes e consumidores.
- Modelo de Wood:
Definiu três níveis de RSC:
Nível 1 – Princípios de RS (refere a publicação do
balanço social e elaboração de um código de ética);
Nível 2 – Processo de capacidade de resposta social
(refere-se a existência de políticas e mecanismo de gerenciamento das relações
com os stakeholders);
Nível 3 – Resultados/ações de RS (refere-se à
avaliação do impacto das ações sociais junto aos stakeholders internos –
funcionários, acionistas – e externos – clientes, meio ambiente, fornecedores,
comunidade).
- Modelo de Michael
Hopkins:
Definiu os seguintes indicadores do exercício da
RSC:
* Legitimidade (existência e divulgação do código
de ética);
* Responsabilidade pública (criação de empregos,
contribuição para inovações);
* Arbítrio dos executivos (adoção do código de
ética);
* Percepção do ambiente (exame das questões sociais
relevantes para a empresa);
* Gerenciamento dos steakholders (relacionamento,
políticas, auditoria, relatório de prestação de contas);
* Administração de questões (políticas,
regulamento);
* Efeitos nos stakeholders (lucratividade, bem
estar da comunidade, código de ética, segurança, salários e benefícios,
demissões);
* Efeitos nos stakeholders externos (propaganda
enganosa, relação com clientes e consumidores);
* Relação com fornecedores;
* Efeitos institucionais externos (processos por
ações clássicas, melhorias nas políticas públicas e legislação).
- Modelo de Carroll (Os Degraus
de RS):
Modelo baseado nos diversos tipos de
responsabilidade assumidos por uma empresa:
1º degrau - Responsabilidades legais (das quais
derivam as outras, referem-se ao cumprimento das leis e regulamento do
governo);
2º degrau - Responsabilidades éticas (adoção de
padrões de conduta aceitável no relacionamento da empresa com seus stakeholders
– empregados, clientes, fornecedores, governo, sociedade);
3º degrau - Responsabilidades econômicas (refere-se
a busca incessante do lucro);
4º degrau - Responsabilidades filantrópicas
(refere-se a realização de ações sociais em beneficio da sociedade).
- Modelo de Logsdon e Yuthas:
Os autores definem três tipos de abordagens da RSC
que podem ser utilizados pela empresa:
* A abordagem pré-convencional: ocorre quando o
foco da empresa é voltado para si próprio; sendo assim, despreza as relações
com seus públicos externos;
* A abordagem convencional: o foco da empresa
encontra-se nos parceiros e no cumprimento restrito da legislação vigente;
* A abordagem pós-convencional: a empresa adota
princípios éticos universais e sua ênfase está na promoção do bem-estar dos
empregados e demais stakeholders (governo, acionistas, comunidade etc.).
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