Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Análise Macroeconômica - Determinação da renda e da produção de equilíbrio



- Modelo Keynesiano: diz que a demanda por produtos tem papel fundamental na determinação do nível de produção e de renda de uma economia.  Se a demanda agregada aumenta, as empresas procuram atender essa elevação por meio de mais produção e mais empregos, o que faz aumentar a renda, e possibilita o aumento da produção até alcançar novo ponto de equilíbrio.

- Função de consumo: diz que a quantidade de gastos de uma pessoa depende de sua renda, e conforme essa renda aumenta, também aumenta o consumo.

- Propensão Marginal a Consumir: é a fração de renda adicional que uma pessoa gasta

- PMC = (mudança no consumo) / (mudança na renda)

- Consumo autônomo: sempre ocorrerá, mesmo que a renda de uma pessoa seja equivalente a zero.  É o consumo de itens de subsistência, que não conseguimos viver sem ele.
Consumo = Consumo autônomo + Renda esperada
C = Co + cY
C = Co + cYd  (Consumo + consumo autônomo + renda disponível, renda apropriada pelas famílias, descontados os impostos diretos pagos ao governo)

- A propensão marginal a poupar é a fração da renda adicional que uma pessoa destina à poupança.

- A soma da PMc e da PMp deve ser igual a l.  (consumo + poupança = 1)

- Renda = consumo + poupança + impostos   --- (Y = C + S + T)

- Função poupança: (S = –  Co + (1 – c)Yd

- Se a renda disponível for zero, a poupança será de –Co.  O consumo autônomo se refere aos gastos essenciais.  Um indivíduo que não tem renda não pode gastar com nada que não se encaixe nesse tipo de despesa.

- Renda em equilíbrio:  (T + C + Sexp = C + I + G) impostos + consumo + poupança esperada = consumo + investimentos + gastos governo

- Poupaça em equilíbrio: (Sexp + T = I + G) poupança esperada + impostos = investimentos + gastos governo

- Dentro do modelo keynesiano, o consumo autônomo, os gastos do governo e as exportações são considerados gastos autônomos.
Ye = ( 1 / 1 – c ) X ( Co – cT + I + G )
- C é variação consumo/renda; Co consume autônomo; cT variação dos impostos; I investimento e G gastos governo

- O primeiro termo é o multiplicador de gastos – o valor da renda de equilíbrio será m vezes o valor da equação de gastos autônomos (segundo termo).

- (Yd = Y – T = Y – tY) Renda disponível = renda – impostos = renda – tributos sobre renda

- (C = Co + cYd = Co + c (Y – tY) consumo = consumo autônomo + variação consumo renda x renda disponível = consumo autônomo + variação consumo/renda X (renda – tributos sobre renda)

- Balanço de Transações Correntes = Exportação – Impostação
BTC: saldo de movimento da balança comercial (exportações menos importações) e de serviços como pagamento de juros da dívida externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário