Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Análise Macroeconômica - Política Monetária



- Oferta de moeda: objetos capazes de comprar bens e serviços ou de quitar uma dívida de forma imediata, isto é, objetos que apresentem liquidez total.  O papel moeda que está em poder público (PMPP) faz parte dos meios de pagamento da sociedade.

- São considerados oferta de moeda: o papel moeda em poder público (PMPP), o cartão de débito, o depósito que está em sua conta (depósito à vista)    OM = PMPP + DV

- Política monetária: é o conjunto de medidas que o governo adota para controlar a oferta de moeda (meios de pagamento) conforme os interesses econômicos do país.  Quase sempre essas medidas são implementadas pelo Banco Central.  É quando o governo resolve variar a oferta de moeda do país.

- Diferença entre política monetária expansionsita e política monetária contracionista: Quando o governo adota medidas visando aumentar a oferta de moeda, está adotando uma política monetária expansionista, e quando o governo toma medidas visando diminuir a oferta de moeda, adota uma política monetária contracionista.

- OM = PMPP + DV

- Aqueles economistas que acreditam que a emissão de moeda causa inflação e por isso afeta a distribuição de renda no país, recomendam uma política monetária que tem como objetivo um forte controle sobre a oferta de moeda, restringi-a ao máximo possível para evitar que ocorra aumento generalizado de preços.    Aqueles economistas que acreditam que o governo pode emitir moeda ao realizar seus gastos sem necessidade de contrabalançar com tributos/aumento da dívida e que isso não causa inflação.  Se a economia apresenta desemprego de seus fatores de produção (trabalho, máquinas, equipamentos, etc), o governo pode e deve realizar gastos aumentando a oferta de moeda do país.  Esse aumento de gastos fará aumentar a quantidade produzida de bens e serviços, e com isso, a renda agregada também aumentará e o desemprego tenderá a diminuir.

- O governo consegue afetar diretamente a demanda agregada, aumentando ou diminuindo seus gastos 
(política fiscal).  O governo age diretamente sobre a demanda agregada quando utiliza a política fiscal.

- Objetivos do governo ao utilizar a política monetária: também dependem da teoria econômica adotada.  De modo geral, os objetivos da política monetária são estabilizar o nível de preços, aumentar o nível de emprego, buscar maior crescimento econômico, estabilizar a taxa de câmbio, etc...

- Objetivos principais do governo ao utilizar a política monetária: o objetivo principal é afetar a base monetária da sociedade, que é controlada diretamente por ele.  Assim, ele pretende afetar os meios de pagamento (meta secundária), e assim ele poderá chegar aos objetivos finais (que é aumentar o nível de emprego, crescimento do produto, estabilidade de preços, etc...)
- É o governo que determina a quantidade de moeda ofertada, por meio da política monetária, e a taxa de juros se adapta a essa quantidade.
- Existe a hipótese em que o governo determina a taxa de juros, e com base nessa taxa de juros os bancos determinam a a taxa de juros que acreditam ser atraente.  Neste caso, o governo determina a taxa de juros, e os meios de pagamento é que se adaptam a essa taxa. 

- Para chegar aos seus objetivos pela política monetária, o governo precisa elaborar metas, que podem ser sobre a base monetária da economia ou sobre a taxa de juros, dependendo da teoria econômica utilizada.

- Como o governo consegue realizar a política monetária: demora um pouco para os efeitos da política monetária atingirem os objetivos desejados,não é de forma direta. 

- Para realizar a política monetária, o governo utiliza instrumentos de política monetária: reservas compulsórias, redesconto e operações de mercado aberto.

- O governo só tem controle sobre o PMPP que ele emite.  Os depósitos a vista são criados pelos bancos comerciais por meio da liberação de empréstimos.  O Bacen controla o PMPP mais as reservas bancárias, já que é ele quem emite as reservas que os bancos comerciais guardam (reservas voluntárias e reservas compulsórias).

- Multiplicador monetário: é a razão entre os meios de pagamento e a base monetária, isto é, quanto em proporção, os meios de pagamento são superiores às reservas bancárias.  Com o dinheiro colocado em contas em bancos comerciais, o banco multiplica os valores de aplicação e de reservas...

- Reservas compulsórias: utilizada quando tenta atingir a oferta de moeda na economia, isto é, quando busca alterar as reservas compulsórias (parte dos depósitos a vista que os bancos comerciais são obrigados a reservar e guardar no Bacen).  O governo pode adotar medida contracionista aumentando o percentual de reserva compulsória do banco comerciais, por exemplo.
- Logo após a implantação do plano real, foi visto que o aumento da demanda pudesse fazer com que a inflação aumentasse.  Para evitar isso, o governo adotou medidas contracionista aumentando o valor das reservas compulsórias para 100%, isto é, os bancos não poderiam usar nenhum valor dos depósitos a vista para fornecer empréstimos, fazendo com que isso diminuísse o consumo de bens e serviços, diminuindo a demanda e evitando o aumento da inflação.

- Os bancos não são obrigados a guardar parte dos valores depositados em reservas quando estes são realizados em poupança. Com isso, os bancos procuram fugir dessas taxas do Bacen.

- Redesconto: é quando um banco, na compensação diária, pagam mais do que recebe papel-moeda.  Neste caso, deve recorrer a reserva, e se esta não for suficiente, deverá pedir empréstimo aos outros bancos comerciais.  Supondo que estes bancos não possuem reservas disponíveis para emprestar o dinheiro, o Banco Central socorre este banco.  É aí que ocorre o empréstimo de redesconto, e é nesta operação que o governo faz valer uma política monetária.

- Taxa de redesconto:  é a taxa cobrada pelo Bacen ao emprestar dinheiro para os bancos.  Essa taxa de redesconto é bem maior que a taxa cobrada no mercado de reservas, como forma de punição e para não acontecer constantemente.

- Como o governo controla a oferta de meios de pagamento pelo redesconto:  se o governo resolve aumentar a taxa de redesconto, os bancos tendem a emprestar menos, criando uma quantidade menor de depósito a vista.  Se ele quer adotar uma política monetária contracionista, ele aumenta a taxa de redesconto, e se quiser adotar uma política monetária expansionista, ele diminui a taxa de redesconto.

- Operações de mercado aberto (open market): É um dos instrumentos mais eficazes para afetar os meios de pagamento da sociedade, já que atinge diretamente a oferta de moeda.  

- Operações de mercado aberto: são operações de compra e venda de títulos públicos realizadas pelo governo (via Bacen).  O título público é uma obrigação do governo.  Toda vez que ele emite um título está trocando uma obrigação por papel-moeda, e toda vez que ele resgata um título, está trocando papel moeda por obrigação.

- Quando você compra um título público, está emprestando dinheiro ao governo.  Como é ele quem emite o papel moeda, quando ele vende um título e uma pessoa compra, a base monetária da economia está diminuindo.

- Quando você vende um título público, quando o governo compra um título público emitido por ele, está ocorrendo um aumento da base monetária da economia, visto que o Bacen recolhe o título e lhe dá o papel moeda.  Isso aumenta os meios de pagamento da sociedade.

- Se o governo compra títulos, ele aumenta a base monetária da economia e aumenta os meios de pagamento.  Se o governo vende títulos, ele está reduzindo a base monetária e diminuindo os meios de pagamento.

- Funcionamento do compulsório sobre a política monetária: se o governo aumenta a obrigatoriedade dos bancos comerciais guardar parte dos depósitos a vista como reserva, os bancos comerciais terão menos dinheiro para emprestar e com isso, menos possibilidade de criar novos depósitos a vista, e assim eles ficariam mais cautelosos para fornecer empréstimos (política contracionista).  Se o governo resolve diminuir essa taxa, o custo para os bancos recorrerem ao Bacen será menor, e eles ficariam menos cautelosos para emprestar (política expansionista).

- Funcionamento do redesconto sobre a política monetária: Se o governo resolve aumentar a taxa de redesconto, será maior o custo dos bancos comerciais ao recorrer ao Bacen (medida contracionista).  Se o governo diminuir essa taxa, será menor o custo para os bancos recorrerem ao Bacen, e eles ficariam menos cautelosos para emprestar (medida expansionista)

- Funcionamento das operações de mercado aberto sobre a política monetária: Se o governo vende um título público, ele está recebendo papel moeda e oferecendo o título, diminuindo a base monetária da economia e diminuindo os meios de pagamento da sociedade (política contracionista).  Se o governo compra um título que está em poder de algum outro agente econômico, ele está retirando desse agente o título e entregando ao agente papel moeda, e assim, aumentando a base monetária da economia e aumentando os meios de pagamento (política expansionista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário