Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Análise Macroeconômica - O sistema monetário



- A moeda representa o dinheiro e todas as outras formas de pagamento ou recebimento que dispomos.

- Funções da moeda: intermediário de troca, unidade de conta, e reserva de valor.

- Moeda como intermediário de troca: A moeda transforma as transações em trocas indiretas.

- Moeda como unidade de conta: expressa os valores das mercadorias e de todos os ativos em geral pela sua própria unidade.  Uma atribuição da moeda é cotar os valores (unidades de conta) em unidades monetárias.

- Moeda como reserva de valor: pode ser utilizada em vários períodos de tempo.  A pessoa com posse da moeda pode utilizá-la no futuro.

- O valor da moeda (poder aquisitivo) é inversamente proporcional ao nível de preço.  Toda vez que o nível de preço sobe, o valor da moeda é reduzido, e se os preços diminuem, o valor da moeda aumenta.

- Características que a moeda deve ter para que exerça suas funções de forma plena: precisa ter durabilidade (para que possa ser usada ao longo do tempo, se não fosse assim comprometeria as funções de meio de troca e reserva de valor); deve ter aceitação universal (precisa ser aceita por todos, ter baixo custo de estocagem, para que possa ser utilizada em pequenas e altas transações) e ser de difícil falsificação ( fundamental para a estabilidade do valor da moeda, porque um volume muito grande de moeda em relação ao produto diminui seu valor e coloca sua existência à prova) .

- Moeda estrutural, ou depósitos à vista: cheques como forma de pagamento.  Representa o saldo em conta corrente bancária que pode ser utilizado por meio de cheque para pagamento ou recebimento.  É o contrário do depósito a prazo.

- Banco comercial: todo estabelecimento bancário autorizado a receber depósitos à vista.  - Atividade principal de um banco comercial: realizar empréstimos.  Eles recebem os depósitos à vista e à prazo, deixam parte destes guardados sob forma de reservas para utilizar no caso dos clientes resgatarem esses valores, e a outra parcela é emprestada a terceiros, que pagam juros (que representam os ganhos brutos dessas instituições).

- Principais funções do Bacen: é o banco dos bancos (empresta aos bancos); é responsável pela guarda de todos os valores que o país recebe de moeda estrangeira; é o banco do governo (é depositado nele todos os recursos referentes a impostos e taxas, e também realiza empréstimos ao governo, mantém e opera títulos do governo); é emissor de moeda.

- Meios de pagamento: é a moeda, é o total de papel moeda em poder público (PMPP) mais os depósitos a vista nos bancos comerciais (DVBC).

- Base monetária: é o total de papel moeda em poder público (PMPP) mais o total de reservas mantidas pelos bancos comerciais.

- Papel moeda em poder público (PMPP): é o volume de papel moeda emitido menos as reservas dos bancos.

- Multiplicador bancário ou dos meios de pagamentos: os bancos criam meios de pagamentos adicionais, deixam uma parte como reserva e emprestam outras, que acabam se transformando em novos depósitos que, pela regra do banco, mantêm somente uma parte como reserva e gerando novos empréstimos com o restante, e assim por diante.

- Tipos de reservas (ou encaixes) dos bancos comerciais: encaixes em caixa (são os caixas das agências bancárias, que atendem quem vai sacar ou trocar cheques por papel moeda); reservas voluntárias (mantidas no Banco Central para fins de compensação de cheques); e reservas compulsórias (o Banco Central estipula obrigatoriamente a retenção de uma percentagem dos depósitos à vista como encaixes compulsórios, que devem ser recolhidos no Baco Central).

- A soma dos depósitos a vista é o resultado da criação de meios de pagamentos por intermédio dos bancos.

- O multiplicador dos depósitos será tanto maior quanto menor for a parcela dos depósitos retidos sob a forma de reservas bancárias.  Quanto maiores as reservas, menos recursos o banco terá para emprestar.

- Quanto maior a razão entre depósitos a vista e meios de pagamento, maior será o multiplicador; e quanto maior a fração das reservas bancárias sobre o que se recebe de depósito a vista, menor será o multiplicador.

- Controle da oferta de moeda pelo Banco central: é feito de três modos: Mercado aberto ou operações de open market (O Bacen compra ou vende títulos do governo no mercado de títulos.  Quando o governo vende um título, recebe o valor da venda do título em dinheiro, o que retira tal montante de moeda de circulação, havendo uma diminuição dos meios de pagamento, e quando compra os títulos do público, está colocando moeda na economia, aumentando a oferta monetária); Reservas compulsórias (todo banco precisa reservar uma parte dos depósitos que recebe, essa parte é definida de acordo com os interesses da política monetária do país, e por afetar a disponibilidade dos recursos para empréstimos, o valor dessas reservas influencia o multiplicador bancário; Se o Bacen pretender contrair a oferta monetária, pode elevar o recolhimento compulsório das reservas bancárias, se quiser ampliá-la, pode diminuir essa taxa); e taxa de redesconto (é a taxa de juros que os bancos têm que pagar ao Bacen quando estão sem moeda suficiente para atender aos clientes.  Um aumento na taxa de redesconto tende a elevar as reservas bancárias, e assim, diminuir o multiplicador e os meios de pagamento).

- Multiplicador dos meios de pagamento = meios de pagamento dividido pela base monetária

Nenhum comentário:

Postar um comentário