Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Análise Macroeconômica - Os investimentos e as taxas de juros



- Investimentos: são elementos importantes da demanda agregada e podem aumentar a capacidade produtiva, aumentando os recursos disponíveis destinados à produção de bens e serviços (estoque de capital).

- Fases do investimento: a 1ª quando há despesas com a compra de capital, o que impulsiona a demanda agregada.  A 2ª após a maturação dos investimentos, o que resulta em aumento da produção e da capacidade produtiva da economia.

- Investimento é a ação que eleva a oferta agregada e o estoque de capital no sistema econômico.

- Investimento líquido: é a diferença entre investimento bruto e depreciação (montante de investimento destinado a cobrir o que se desgasta ao longo do tempo).

- Estoque de capital desejado = relação entre capital e produto multiplicado pelo nível de produto (PIB).
 
- Quando há um gasto com investimentos, a renda e o produto deverão aumentar por conta do multiplicador dos gastos.  Quando o produto aumenta, os investimentos também aumentam.  Ao elevar o estoque de capital, a oferta do produto aumenta também.

- Acelerador dos investimentos: diz que uma taxa de crescimento do produto (PIB) causa uma elevação nos investimentos, o que aumenta os níveis do produto, o que acelera os investimentos mais uma vez.  
- Investir requer um desembolso financeiro, que pode ser com recursos próprios ou de terceiros.  Se for de terceiros, deve pagar juros.  Outra forma de fazer investimentos é quando a empresa dispõe de lucros do período anterior retidos em nível suficiente para bancar seus gastos com investimentos.  Neste caso, ela deve avaliar a possibilidade de aplicar esses lucros retidos em títulos que rendam em ritmo igual ao das taxas de juros.

- Seja com recursos próprios (lucros retidos) ou de terceiros (empréstimos), a taxa de juros representa o custo de investir.

- O conceito de taxa de juros recai sobre duas taxas: taxa nominal e taxa real.
 
- Taxa nominal: expressa em termos de quantas unidades monetárias são pagas como juros – são os juros pagos.

- Taxa real: expressa em termos de poder aquisitivo ou poder de compra; mede o quanto realmente se paga, levando em conta o poder aquisitivo do dinheiro antes e depois de pago o empréstimo – são os juros pagos menos a inflação.

- Taxa real = taxa nominal dividida pelo índice de preços.
 
- O que importa para os empresários são as taxas de juros reais, pois ela mede o valor real dos juros que precisaram ser pagos.  Os preços dos produtos que os empresários vendem devem estar acompanhando o ritmo inflacionário.

- Os determinantes do investimento: o investimentos depende das variáveis nível de produto, taxa de juros nominal, inflação e estoque de capital no período anterior.
Relação entre as variáveis importantes e o nível de investimento: um aumento no nível de produto estimula os investimentos (a elevação do produto causa mais vendas, e assim, um estoque maior de capital é desejável); Se a taxa de inflação se mantiver fixa, quanto maior a taxa de juros, maior será o custo de investir e menor será a motivação para investir., e quanto menor a taxa de juros, menor será o custo de investir e maior será a motivação para investir; Se a taxa nominal de juros se mantiver fixa, se a taxa de inflação aumentar, o valor real do que se pagará com os empréstimos para investir diminuirá, e por estar mais barato para investir, o nível desejado de investimentos deve aumentar, assim como a redução da taxa de inflação aumenta o valor real do que se pagará com os empréstimos para investir, tendendo a diminuir o nível de investimentos; Quanto menor o estoque de capital do período anterior, maior será a necessidade de investir para cada nível de produção desejada.

- efeito multiplicador de gastos (o aumento de investimento eleva a renda); efeito acelerador (o aumento da renda devido ao multiplicador leva a novo aumento de investimentos)

- Os investimentos são importantes para o sistema econômico porque são um componente de demanda agregada (estimulam o crescimento do PIB pelo lado da demanda) e porque aumentam a capacidade produtiva da economia devido à elevação do seu estoque de capital.

- Os mais importantes fatores que influenciam o nível de investimentos são a taxa real de juros , que depende da taxa nominal e da inflação, e o crescimento do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário